Trem para Aguas Calientes: Embarcar em Cusco ou Ollantaytambo?

Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo é o acesso mais próximo à Machu Picchu, estando apenas a 6 km de distância.


Trem para Aguas Calientes

A não ser que você esteja fazendo a Trilha Inca Clássica ou a Trilha Salkantay, ir de trem para Aguas Calientes é a única forma de acessar a cidade. A partir de lá saem ônibus diários para a famosa cidade perdida dos Incas: Machu Picchu.

Em Cusco existem apenas duas operadoras de trem, a PeruRail e a Inca Rail. O escritório de ambas fica localizado na Plaza de Armas e têm mais ou menos as mesmas ofertas de destinos, horários e preços.





Saindo de Cusco ou de Ollantaytambo?

É possível fazer a viagem de trem à Aguas Calientes saindo de Cusco ou de Ollantaytambo, ponto turístico visitado durante o tour do Valle Sagrado dos Incas.

O trajeto de Cusco para Aguas Calientes é mais demorado (167 km, 4 horas de duração) e a oferta de horários diários é baixa. A partir de Ollanta o percurso é mais curto (95 km, 1h:40 min) e a disponibilidade de horários é bem maior: tem trem partindo de manhã, tarde e noite.

Pra economizar tempo e dinheiro, a maioria das pessoas combina o dia da visita à Ollantaytambo com a viagem de trem até Aguas Calientes. No final do passeio do Valle Sagrado basta ficar em Ollanta e aguardar o horário do embarque.

Trem Aguas Calientes
Indico fazer pelo menos um trecho da viagem de trem durante o dia. O visual do caminho é bonito demais pra passar batido na escuridão.

Conseguir escolher horários para viajar de trem à Aguas Calientes é uma regalia! Por causa da baixa disponibilidade de horários e acentos, a dica é comprar as passagens de trem com antecedência. Ainda mais se a viagem for durante a alta temporada (maio a setembro).

Quando comprar as passagens?

Fui à Cusco em maio de 2016 e, com dois dias de antecedência à viagem de trem, fui atrás das passagens. Decidi comprar junto a PeruRail os trechos de ida e volta pela rota Ollantaytambo > Machu Picchu.

Infelizmente não consegui comprar a passagem de ida no horário desejado (à noite). Os acentos estavam esgotados tanto na PeruRail quanto na Inca Rail.

Em ambas havia disponibilidade de ida apenas no trem das 15h. Isso atrapalhou um pouco a logística do passeio feito no mesmo dia, o tour do Valle Sagrado dos Incas.

perurail horários e preços
Nessa simulação de compra feita no site da PeruRail podemos ver os horários disponíveis e seus respectivos valores. A imagem não contém todos os horários/valores oferecidos. Busquei pelo trecho de ida saindo de Ollanta com destino a Machu Picchu no dia 10/05/17 (perurail.com).
Trem perurail
Os trens percorrem o trajeto bem devagarinho e tem janelas de vidro até no teto. Me senti dentro do Jurassic Park esperando o T-Rex aparecer… (thriftynomads.com).

Para evitar contratempos, garanta as passagens de ida e volta o quanto antes. Compre as passagens assim que chegar à Cusco ou antecipadamente via internet nos sites oficiais de cada empresa. Ninguém quer ficar de fora da atração principal, não é?!


Está planejando sua viagem ao Peru?
Confira o meu Roteiro de 7 dias em Cusco e Machu Picchu:

Dia 01 –Aclimatação na Plaza de Armas + Câmbio de Dinheiro e Compra do Boleto Turístico de Cusco

Dia 02 – Tour a cavalo com a Horseback Riding Cusco + Tarde em Cusco

Dia 03 – Conhecendo o Mercado de San Pedro e outros Centros Artesanais

Dia 04 – Passeio à Pisac (Valle Sagrado dos Incas) na parte da manhã + City Tour de Cusco à tarde

Dia 05 – Manhã e tarde visitando o Valle Sagrado dos Incas + Viagem de trem para Águas Calientes

Dia 06 – Subindo a Montanha Huayna Picchu + Visita às ruínas de Machu Picchu + Noite em Cusco

Dia 07 – Dia livre em Cusco




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *