Roteiro Myanmar: 10 dias descobrindo as belezas da Birmânia, a Golden Land do Sudeste Asiático

Como dividir os dias de viagens por Myanmar? Deixo minha sugestão de roteiro para um dos países mais encantadores de todo o Sudeste Asiático. Comece a programar a sua aventura para a Birmânia!


Desde a queda do Regime Ditatorial e eventual abertura para o mundo, o número de viajantes nas terras douradas da Birmânia ainda é moderado. Poucos turistas geram poucos relatos de viagem, o que dificulta a pesquisa e elaboração de um Roteiro Myanmar.

Quando estava programando a minha viagem, achei pouquíssimos relatos em português e acabei lendo mais artigos de estrangeiros. Nessa hora deu pra sacar que Myanmar é um território novo até para os viajantes mais experientes. E isso me deixou ainda mais empolgada para conhecer o país!

Depois de morrer de amores pelos balões, a ideia inicial era focar em Bagan e passar apenas 5 dias conhecendo o país. Os dias seriam divididos entre Bagan e Yangon, a maior cidade birmanesa e local de chegada do voo.

Mas, bastou pesquisar um pouquinho sobre Myanmar para me apaixonar por vários outros lugares e perceber que 5 dias de viagem eram pouco, muito pouco!

Foi quando, dentro do meu Roteiro Sudeste Asiático de 1 mês de duração, decidi separar 10 dias para conhecer Myanmar e suas principais cidades turísticas: Yangon, Mandalay, Inle Lake e Bagan.



Meu Roteiro Myanmar ficou assim:

Dia 1 – YangonO que fazer em Yangon – Conhecendo a maior cidade Birmanesa: Trem Circular, Mercado Bogyoke, Pagoda Shwedagon e mais + Ônibus em Myanmar: ônibus noturno para Mandalay.

Yangon tem um passeio de trem suburbano interessantíssimo e repleto de costumes birmaneses.
Shwedagon Pagoda
Shwedagon é o enorme Pagoda Dourado de Yangon. Deu pra entender porque Myanmar também é chamado de Golden Land?

Dia 2 – MandalayO que fazer em Mandalay: Gold Pounder WorkshopStone Carvers District, Mandalay Grand Palace, Golden Palace Monastery (Shwenandaw), Kuthodaw Pagoda, Kyauk Taw Gyi Pagoda.

Dia 3 – Mandalay – Bate e volta em Ava Inwa, Amarapura e Sagaing.

Dia 4 – Mandalay – Manhã Bate e Volta em Mingun + tarde em Mandalay: Sanda Muni Paya Pagoda e Mandalay Hill + Ônibus em Myanmar: ônibus noturno para Inle Lake.

U Min Thonze Sagaing
Algumas das 45 imagens de Buda em U Min Thonze, templo localizado no alto de Sagaing Hill. Cada uma das imagens é única e tem tamanho e expressões faciais diferentes.
Hsinbyume Pagoda
O deslumbrante Hsinbyume Pagoda fica em Mingun, a apenas 1 hora de barco de Mandalay. Além do Hsinbyume Pagoda, em Mingun é possível visitar o gigante Pahtodawgyi e o segundo maior sino do mundo. Vale muuuito a pena fazer esse bate e volta!
Visitamos um dos mosteiros de Mandalay durante o almoço para ver os monges recebendo as provisões do dia.

Dia 5 – Inle LakeO que fazer em Inle Lake: Silversmith, 5 Days Market, Shwe Idein Pagoda (Jungle Stupas), Jumping Cat Monastery e Floating Villa.

Dia 6 – Inle LakeO que fazer em Inle Lake: Passeio de bicicleta, Vinícola Red Mountain Winery + Ônibus em Myanmar: ônibus noturno para Bagan.

Inle Lake
Inle Lake e suas clássicas casinhas de palafita.
Shwe Indein Pagoda Inle Lake
As lindas e antigas Stupas do Shwe Indein Pagoda ficam em uma pequena vila em Inle Lake.

Dia 7 – Bagan – Visitada guiada aos principais templos de Bagan (e-bike).

Dia 8 – Bagan – Conhecendo os templos de Bagan (e-bike) e pôr do sol no barco.

Dia 9 – BaganBalloons Over Bagan: O inesquecível Passeio de Balão em Bagan + Ônibus em Myanmar: ônibus noturno para Yangon.

Bagan
Um pedacinho da imensidão que é Bagan e seus milhares de templos. Quando visitei a cidade, a maioria dos templos estavam em restauração por causa de um terremoto recente, por isso tem essas madeiras no topo dos templos.
Balloons Over Bagan Passeio de Balão em Bagan
Balloons Over Bagan – O inesquecível passeio de balão em Bagan.

Dia 10 – Yangon – Voos e mais voos com destino > Camboja

Quer saber como programei o meu Roteiro Camboja? Clique aí!

No final das contas Myanmar, merecia mais do que 10 dias. Mas como dividi o tempo de viagem entre outros países do Sudeste Asiático (Tailândia e Camboja), não deu pra aumentar minha estadia na Birmânia. O jeito vai ser marcar outra viagem pra lá! : )

Voltei de viagem tem pouco tempo e aos poucos vou escrevendo sobre cada lugar visitado. Prometo atualizar os links do roteiro assim que possível!

E aí, depois de tudo mastigadinho ainda não sabe se deve incluir Myanmar em seu roteiro? Então leia o post: O que você precisa saber antes de viajar para a Birmânia: 18 Curiosidades e Dicas sobre Myanmar.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *