Cusco: Onde comprar Artesanato Peruano com o melhor preço?

Quando viajamos, sempre queremos levar lembrancinhas pros amigos, familiares, papagaio… Então, pra não morrer numa grana, faça suas compras no lugar certo!


Artesanato Peruano

Cusco é um grande mercado a céu aberto cheio de artesanato. Todas as ruas da cidade estão repletas de lojas, vendedores ambulantes e pequenas galerias artesanais.

Com tanta oferta fica difícil escolher onde comprar. Por isso, não bobeie e saiba onde encontrar lembrancinhas e presentes com o melhor preço.

Artesanato Peruano
Caminhando pelo centro encontrei lindos agasalhos, delicadas joias com pedras preciosas, mochilas e bolsas, espelhos talhados em madeira, pedras energéticas, tecidos peruanos e lhamas de infinitos tamanhos.

Em minhas andanças por Cusco e arredores, visitei vários pontos de venda artesanal com as mesmas ofertas de produtos: conheci o Centro Artesanal de Cusco, passeei pelo Mercado de San Pedro, visitei o Mercado de Pisac, perambulei pelo Mercado de Águas Calientes e entrei em várias lojas e galerias artesanais de Cusco.




Onde encontrar produtos com o melhor custo-benefício?

Mercado de San Pedro

Mesmo para aqueles que não querem comprar nada, a visita ao Mercado de San Pedro é obrigatória! O Mercado de San Pedro é bastante peculiar, o local é uma mistura de artesanato, verdurão, açougue, floricultura, condimentos e por aí vai…

Mercado de San Pedro Cusco
Mercado de San Pedro – Setor das frutas e castanhas (inkajungletour.com).

Falando desse jeito parece que o mercado é uma zona, mas não é bem assim. As mercadorias são separadas por setores e passeando por eles observamos não só os produtos à venda, mas também o dia a dia e os costumes cusquenhos.

Por ser um ponto turístico muito famoso, os preços no Mercado de San Pedro costumam ser mais altos do que em outros locais.

Mercado de San Pedro
Setor de Artesanato do Mercado de San Pedro. Esse senhorzinho era a coisa mais fofa de Cusco!



Mercado de Pisac

As ruínas arqueológicas de Pisac são visitadas durante o maravilhoso tour do Valle Sagrado dos Incas. Ao fim do passeio pelas ruínas passamos pelo Mercado de Pisac.

Mercado de Pisac
Os enormes corredores do Mercado de Pisac. O único cuidado aqui é pra não perder a hora do próximo passeio (coletivodeviagem.com)!

Em minha opinião, esse mercado é um dos mais bonitos de Cusco e arredores. Suas longas ruelas a céu aberto e o colorido dos artesanatos vendidos fazem com que o local ganhe vida e tenha aquele característico aspecto peruano.

Mas, por ser um local extremamente visitado por turistas, os valores dos produtos são bem altos.



Mercado de Aguas Calientes

O Mercado de Águas Calientes é a primeira coisa que vemos quando chegamos de trem ao Machu Picchu Pueblo.

Assim que saímos da estação damos de cara com o mercado e, para ter acesso à cidade, somos obrigados a passar pelo labirinto de barraquinhas.

mercado aguas calientes
Foi nas barraquinhas desse mercado onde vi os brincos de prata mais bonitos de toda a viagem. Infelizmente passei por lá no final da viagem e nessa altura estava vendendo o almoço pra comprar a janta! Então fui embora sem brincos : ( (thriftynomads.com).

Apesar de parecer um labirinto, tudo é bem organizado e, como nos outros mercados, vendem um pouquinho de tudo.

Novamente, por ser um ponto muito visitado pelos turistas, os artesanatos do Mercado de Aguas Calientes também tem o preço mais salgadinho.




Centro Artesanal de Cusco

Por ficar um pouquinho distante do aglomerado turístico, o Centro Artesanal de Cusco é o polo de artesanato peruano com o melhor custo-benefício.

Seus produtos tem valores inferiores aos encontrados no centro da cidade ou nos Mercados de San Pedro, Pisac e Águas Calientes.

O Centro Artesanal de Cusco está localizado ao fim da Avenida El Sol e engloba um grande complexo de lojas.

A caminho do Centro tem diversas galerias de lojas onde o preço também é bastante atrativo, vale a pena ir fazendo pequenas paradas para conferir valores e produtos.

Centro artesanal de Cusco
O Centro Artesanal de Cusco é repleto de barraquinhas com os mais diversos souvenirs (roteiroviagemdemochileiros.com.br)

A maioria das pessoas que visita Cusco passa poucos dias na cidade e não tem tempo para perambular pelos lugares menos turísticos. Assim acabam conhecendo apenas as atrações incluídas nos passeios ou trajetos obrigatórios, como os mercados de San Pedro, Pisac e Águas Calientes.

Se esse for o caso, capriche na pechincha! É sério, o comércio peruano gira em torno da negociação. Seja sem vergonha e dê o seu preço!




Está planejando sua viagem ao Peru?
Confira o meu Roteiro de 7 dias em Cusco e Machu Picchu:

Dia 01 –Aclimatação na Plaza de Armas + Câmbio de Dinheiro e Compra do Boleto Turístico de Cusco

Dia 02 – Tour a cavalo com a Horseback Riding Cusco + Tarde em Cusco

Dia 03 – Conhecendo o Mercado de San Pedro e outros Centros Artesanais

Dia 04 – Passeio à Pisac (Valle Sagrado dos Incas) na parte da manhã + City Tour de Cusco à tarde

Dia 05 – Manhã e tarde visitando o Valle Sagrado dos Incas + Viagem de trem para Águas Calientes

Dia 06 – Subindo a Montanha Huayna Picchu + Visita às ruínas de Machu Picchu + Noite em Cusco

Dia 07 – Dia livre em Cusco + Aeroporto




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *